quarta-feira, 6 de abril de 2011

Edição de Quarta....

                                                  Corinthians Team 1910

Salve fanáticos, hoje senta que lá vem a história e não é qualquer uma mas sim a do time mais tradicional, político, amado, festejado e até mesmo o mais odiado do Brasil, odiado sim! Por que como todos sabem ou se é corinthiano ou se é anti-corinthiano !
E desde sempre foi assim...

Em 1910 o futebol no Brasil era um esporte elitizado. Os principais clubes eram formados por pessoas que integravam as classes mais altas. Entre eles estavam o Club Athlético Paulistano, o São Paulo Athletic Club ( clube esse qual Charles Miller jogou) e a Associação Atlética das Palmeiras, o povão praticava o futebol nos chamados times de várzea.
.             

Um grupo formado por cinco operários da Companhia de Estrada de Ferro São Paulo Railway Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira (pintores de parede), Rafael Perrone (sapateiro), Anselmo Correia (motorista) e Carlos Silva (trabalhador braçal), paulistas do bairro do Bom Retiro voltavam para casa um dia no final de Agosto após assistir um jogo do Corinthians Team contra o time AA das Palmeiras no campo do velódromo, partida que terminará 2x0 para os visitantes.



Campo do Velódromo


 Um terreno baldio na esquina da rua José Paulino com a rua Cônego Martins, que fez com que o grupo paras-se e marcasse uma reunião para cinco de setembro já como planejado criar um Corinthians no Brasil, no dia 1 de setembro de 1910 se reuniram novamente e assim acertado que o time realmente se chamaria Sport Club Corinthians Paulista, as difículdes no começo foram vária até o simples fato de comprar a bola foi a muito custo.Apenas era aceito dinheiro de associados,e assim compraram aprimeira bola e depois de prepararem o terreno da rua José Paulino o campo também ficou pronto e ganhou apelido de “Lenheiro” por ser um antigo depósito de lenha.

Foi num domingo, 14 de setembro de 1910 quando o Sport Club Corinthians Paulista entrou em campo oficialmente pela primeira vez, o adversário escolhido era o União da Lapa - vestido de bege e preto -, uma das mais respeitáveis equipes do futebol de varzea da cidade. A formação corintiana em campo pela primeira vez foi: Valente, Perrone, Atílio, Lepre, Alfredo, Police, João da Silva, Jorge Campbell, Luigi Fabbi, Cézar Nunes e Joaquim Ambrósio. Embora o adversário vencesse o encontro por 1 a 0, o resultado surpreendeu equipes mais tradicionais do futebol da cidade, pois o time do União era um quadro de respeito e a derrota por 1x0 foi tida como um bom resultado




Primeira formação corintiana:
Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luigi  Fabbi, Cézar Nunes e Joaquim Ambrósio.

Já nas décadas de 20 e 30  o Corinthians já  tinha se firmado como uma das equipes mais bem montadas de São Paulo, rivalizando com o Clube Atlético Paulistano e a Societá Sportiva Palestra Itália futuro Palmeiras. No período, o clube arrematou nove títulos paulistas - sendo três tricampeonatos 1922-1923-1924 1928-1929-1930 e 1937-1938-1939), jamais foi igualado por outro clube paulista. Sem contar com  Neco (primeiro ídolo) que jogou no clube até 1930.

Primeiro Ídolo...
Manuel Nunes ou mais popularmente conhecido como Neco nascido em São Paulo 7 de março de 1895 ┼ - São Paulo, 31 de maio de 1977,  atuando como ponta-esquerda, centroavante e meio-campo do Sport Club Corinthians Paulista.

Neco foi campeão paulista pela primeira vez, e artilheiro com 12 gols, feito que repetiria em 1920 com 24 gols. Em 1916 lá está Neco sendo outra vez campeão paulista. O fato se repetiria em 1922, 1923, 1924, 1928 e 1930  tendo marca impressionante para época disputou 296 jogos (215 vitórias, 35 empates e 46 derrotas), marcou 235 gols com o Manto sagrado, foi também o primeiro jogador do Corinthians a jogar pela seleção brasileira sendo campeão Sul-Americano 1919-1922.
Bom essa e a historia do nosso primeiro ídolo dentre muitos , mas esse talvez tenha sido um dos mais importantes. Obrigado Neco a nação corintiana será eternamente grata pelo seus feitos.....

Um comentário:

  1. Muito bom! meu grande amigo e romântico Kalley, além de ótimo comentárista, tens vocação para historiador.

    ResponderExcluir